O Órion Business & Health Complex, localizado na cidade de Goiânia, é um complexo que reúne o edifício comercial mais alto do Brasil, com 50 pavimentos, shopping, hospital, 160 quartos de hotel cinco estrelas e diversos outros espaços, o que o torna um projeto de uma imensa magnitude. A Danfoss foi escolhida para aplicar as melhores soluções para o sistema de climatização desse complexo.
Acesse o link e veja quais componentes foram aplicados no projeto: http://bit.ly/2rfoBI5 #Danfoss #ReinventandooAmanhã
Um complexo que reúne o edifício comercial mais alto do Brasil, com 50 pavimentos, shopping com cerca de 60 lojas, 673 salas clínicas e comerciais, 160 quartos de hotel 5 estrelas, centro de convenções para 600 pessoas, além de hospital de referência nacional.
Os números não deixam mentir. O Órion Business & Health Complex, localizado na cidade de Goiânia, é o maior complexo de negócios e saúde da região Centro-Oeste e um dos maiores do Brasil.
Em fase final de instalações, o Órion deve receber o termo de conclusão de obra no fim deste ano e iniciar suas operações em junho de 2018, a partir das Clínicas, do Shopping e do Hotel, enquanto o Hospital tem previsão para ser inaugurado no fim do segundo semestre do mesmo ano.
Um projeto desta magnitude necessita de parceiros comercias que dispõem de soluções garantidamente eficientes. É o caso da Danfoss, que foi escolhida em um processo de licitação privada capitaneada pela Diretoria de Suprimentos da FR Incorporadora, através do seu sócio-diretor, engenheiro João Artur Rassi, sócio da SPE Portugal (Órion), incorporadora do empreendimento, a partir de uma avaliação técnica que julgou a companhia dinamarquesa como a melhor empresa capaz de fornecer completa linha de produtos dentro do mais alto padrão de qualidade, exigência em edifícios triple A.
Os sistemas de ar condicionado operam no chamado District Cooling, que é baseado no fornecimento de água gelada para cada unidade, a partir de uma central única para todo o complexo. Esse conceito, que é inovador para o mercado goiano, garante mais eficiência e economia de energia ao condomínio – até 40% com relação aos sistemas convencionais, além de menor custo de manutenção.
O conjunto de componentes fornecido pela Danfoss inclui mais de 1100 válvulas de balanceamento independente de pressão ABQM, 750 válvulas de
balanceamento estático e válvulas borboletas para a Central de Água Gelada, 750 atuadores de válvulas Novocon com bacnet, que serão aplicados na medição do consumo energético de cada unidade da torre comercial, bem como cinco Sonometer, que são medidores de energia que calculam a energia consumida em cada sub-divisão do complexo, além de variadores de frequência VLT101 HVAC, que serão aplicados nos motores dos ventiladores do sistema de pressurização de escadas.
A maior eficiência energética é o que garantirá o baixo custo operacional, de acordo com José Manuel Toledo França, sócio-diretor da Joule Engenharia Térmica, empresa responsável pelas instalações do ar condicionado central, ventilação, pressurização das escadas e do manejo da fumaça e Sócio da SPE Portugal. “Nossa expectativa é uma instalação hidraulicamente balanceada, no qual possamos ter a certeza de fornecer a vazão de água gelada aos clientes dentro do padrão projetado e ainda realizando o rateio de consumo de energia corretamente. Por meio dos variadores de frequência da Danfoss buscaremos também a maior eficiência energética possível em busca de um baixo custo operacional, o que, certamente, irá refletir significativamente no valor da taxa de condomínio”, projeta o executivo.
Todos os equipamentos da Central de Água Gelada são dotados de inversores de frequência Danfoss, tanto os chillers quanto as bombas in-line primárias e secundárias, bem como as de água de condensação.
Frank Guimarães Vaz de Campos, sócio-diretor da GVC Engenharia, responsável pela gestão técnico-financeira do empreendimento, e sócio da SPE Portugal, relata sobre a expectativa depositada nas soluções apresentadas pela Danfoss. “Nossa principal expectativa é de um controle de fluxo preciso, possibilitando uma medição de consumo automatizado e com grande confiabilidade. Além disso, um balanceamento hidráulico de primeira linha que possibilite um consumo energético bem eficiente”, afirma.
Além dos sócios da SPE Portugal (Órion) citados acima, há ainda mais dois sócios atuantes, Paulo Roberto, da Tropical Urbanismo, e José Laureano, da Joule Engenharia Térmica, também entusiastas na implantação de todos estes sistemas de alta tecnologia.
O consumo eficiente de energia é um dos principais atributos das tecnologias e soluções desenvolvidas pela Danfoss, de acordo com o gerente de vendas para a América Latina, João Paulo Piovesan: “Baseado na nossa premissa de reinventar o amanhã, isto é, prover soluções que permitam ao mundo fazer mais com menos, estar presente em um projeto desta magnitude como o Complexo Órion nos deixa muito satisfeitos, uma vez que aponta que estamos na direção certa em colaborar para que os prédios sejam cada vez mais eficientes”.